Quarto Montessoriano!

by - terça-feira, julho 08, 2014


Olá todos!

Já falei para vocês várias vezes que sou fã da blogger Flávia Calina. Quando a Fla estava grávida fez um post no blogger dela falando que ia fazer um quarto montessoriano para sua filha. Quarto Montessoriano??? O que é isso? Pensei logo! Comentei com meu marido que é educador e ele disse que conhecia a educação montessori e me explicou o que seria. Fui ler mais sobre o assunto na internet e fiquei encantada com esse tipo de método e tive certeza que o futuro quarto do meu filho iria ser montessoriano!

O que é pedagogia montessoriana?

"A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável."
Fonte Bebê Abril

A proposta da decoração montessoriana é fazer um quarto pensando no bebê e não nos adultos. Um dos pontos do quarto é que não tem berço! A criança irá dormir em uma cama onde será capaz de sair sozinha dela com o tempo. O quarto deve ter móveis baixos com brinquedos de fácil acesso para a criança, sem precisar ela pedir para os pais, os quadros devem ser baixos...enfim o quarto deve ser feito para o bebê ter total liberdade e ter um desenvolvimento bem criativo. O quarto deve ser seguro para o bebê e sempre deixe objetos pontiagudos e tomadas fora de seu alcance.
Separei algumas fotos de quartos montessorianos para vocês:










O objetivo desse tipo de quarto é promover a autonomia dos bebês, fazendo com que eles cresçam mais independentes, mas sempre os monitorando.

Na internet vocês conseguem encontrar várias inspirações desse tipo de quarto. Quando o quarto da minha filha estiver pronto mostro aqui para vocês.

Bjs!

Bárbara Tany 


You May Also Like

0 comentários